Automação de TI: o que é, o que pode ser automatizado, benefícios

Automação de TI: o que é, o que pode ser automatizado, benefícios

14.06.2021 | por LB2 #automação #ti #tecnologia #tech

A automação da TI permite que uma grande variedade de operações possa ser transferida e realizada, por exemplo, na nuvem, em ambientes de operação padrão (SOEs), substituindo algumas das funcionalidades de um data center tradicional. Falamos sobre isso quando tratamos de virtualização e hiperconvergência. O dimensionamento na nuvem, por exemplo, permite a escalabilidade e a flexibilidade da capacidade de armazenamento, fazendo com o que a prestação de serviços dessa natureza possa ser feita de maneira mais aderente às necessidades de cada cliente. 

O objetivo principal da automação de TI é acelerar o fornecimento de uma infraestrutura e de aplicativos. Para isso, a automação torna automáticos processos que, até então, deviam ser feitos manualmente por seres humanos. Um software pode ser utilizado para preestabelecer instruções e ações em um ambiente que permite reduzir o tempo de execução das atividades, possibilitando que a equipe possa utilizar o tempo que era despendido para essas funções em funções estratégicas dentro da TI. 

Quando um ambiente é completamente automatizado, ele é capaz de reduzir o tempo de realização das atividades de meses ou semanas para um único dia. Isso acelera a entrega dos recursos para os clientes e permite que o tempo desempenhado naquelas atividades sejam transferidos para outras funções dentro da própria organização. 

O QUE PODE SER AUTOMATIZADO?

Mas, de que modo a TI pode ser automatizada? Quais tipos de atividades e estruturas podem ser substituídos por elementos automáticos? 

Provisionamento de TI

As empresas que já entenderam a irreversibilidade do avanço da tecnologia e da sofisticação dos softwares, compreenderam que recursos como capacidade de armazenamento e escalabilidade elásticas reduzem o investimento em estruturas físicas e permitem que a empresa contrate exatamente aquilo que atenda às necessidades reais em cada caso. A criação de softwares que realizem atividades em menos tempo e por um valor menor, revelou-se significativamente impactante na saúde financeira das empresas e na integração da TI com as estratégias macro dos negócios. 

O provisionamento é ume etapa da implantação de uma infraestrutura de TI. Essa atividade é complexa e demanda um esforço significativo da equipe envolvida no processo. Para executar atividades em um ambiente corporativo, a infraestrutura precisa receber uma configuração preestabelecida, seja ela em uma nuvem privada ou pública, que fornecerá a estrutura necessária para o negócio.

Na TI tradicional, uma série de elementos físicos precisavam existir para que as funções próprias da TI pudessem ser executadas. Eram necessários desde cabos e servidores, até estruturas de armazenamento como storages. Com os processos de automação, esses elementos podem ser substituídos por máquinas virtuais (falamos delas aqui), além de armazenamento e processamento de dados em nuvem e data center definidos por software. 

Nesse cenário, a automação surge como a melhor alternativa para oferecer essas funcionalidades para a empresa. O provisionamento é feito para diferentes elementos. Há o provisionamento dos servidores, no qual é definido qual servidor será utilizado em uma determinada rede, com a definição do hardware físico no datacenter, por exemplo. Há, ainda, o provisionamento de usuários. Aqui, são definidas as autorizações e as permissões de acesso para os usuários daquele ambiente. Também é possível provisionar a rede, os serviços etc.

Gerenciamento de configuração

Não apenas o provisionamento, mas o gerenciamento da configuração também pode ser feito em um processo de automação. Cada uma das aplicações utilizadas em um ambiente pode demandar tipos diferentes de configurações. Com a realização do provisionamento da infraestrutura, é necessário estabelecer as funções de cada um dos elementos. 

A inclusão de novos sistemas em um ambiente desse tipo aumenta o grau de sofisticação e aumenta os níveis de complexidade do ambiente. Com isso, é necessário que o aprimoramento da maneira como são registrados os estados dos sistemas também seja aumentada, de modo que seja possível gerenciar todas as aplicações com a mesma eficácia. 

É fundamental que haja soluções de gerenciamento que criem as condições necessárias para os desenvolvedores estabelecerem uma estrutura que seja intuitiva e de fácil compreensão para aqueles que monitoram as atividades no setor. Automações altamente complexas minam a principal característica da automação: a redução do tempo das atividades e a demora na solução de problemas incidentais. 

Orquestração de TI

A orquestração, como em concerto musical, envolve a necessidade de combinar diversos elementos de maneira harmônica. Geralmente, a TI possui uma gama enorme de atividades que precisam ser executadas simultaneamente, de maneira lógica e ordenada. Para isso, é necessário que diferentes aplicativos sejam administrados ao mesmo tempo. Isso pode ser feito em uma nuvem privada, pública ou mesmo na híbrida. 

O grau de dificuldade para gerenciar um ambiente de TI depende do grau de dificuldade de ter controle dos diferentes elementos presentes nele. Em um ambiente físico, as distâncias e estruturas muito complexas fazem aumentar significativamente o uso do tempo dos membros da equipe. Com a orquestração do ambiente, é possível fazer gerenciamento de maneiras mais objetiva. É possível trazer soluções bastante amplas para os eventuais problemas dentro do ambiente ou para adequação das suas configurações primárias para novas necessidades enfrentadas por uma organização.

A IMPORTÂNCIA DA AUTOMAÇÃO EM TI

Atualmente, boa parte das empresas já entenderam a necessidade de automatizar as suas atividades que não dependam, necessariamente, de um ser human. Fazer um processo de automação da a estrutura de TI causa uma revolução dentro do negócio. Independentemente do porte da empresa, em algum nível, a TI precisará incorporar, onde for possível, elementos automatizados. 

Além das vantagens mencionadas até aqui, a automação da TI permite a aplicação de técnicas que são capazes de, preventivamente, identificar possíveis riscos para a continuidade do negócio, implantar estruturas de segurança cada vez mais eficazes, diminuindo significativamente os riscos de os dados da empresa serem comprometidos, por exemplo, por eventos naturais catastróficos ou pela ação de um agente externo mal intencionado. 

As principais vantagens observadas em um processo de automação são: o aumento na agilidade do desenvolvimento das atividades em razão da possiblidade de replicar diferentes ambientes. 

Ainda, a automação eleva o nível de qualidade da entrega dos serviços. Pelo fato de o operador ter um controle maior e mais rápido sobre todos os elementos da estrutura, os serviços serão entregues exatamente de acordo com a codificação que recebeu. Com isso, não há qualquer perda de tempo e de eficiência no cumprimento das atividades. 

Desse modo, maior segurança, melhor qualidade e mais rapidez nas atividades realizadas pela TI são alguns dos benefícios da automatização. Como dissemos anteriormente, permite a integração dos membros da equipe de TI na parte estratégico, pois trabalhos que já podem ser executados de maneira mais completa e mais rápida por softwares prescindem de seres humanos realizando-as manualmente.
 

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